Qual é a relação entre a nossa mente e matéria?
O debate na ciência é entre a mente ser o que o cérebro faz versus o cérebro fazer o que a mente manda. A posição que você adota impactará como você vê o livre-arbítrio e as suas escolhas.
Deus não nos deu um espírito de medo, mas de poder, de amor e de moderação. 2 Timóteo 1:7
A ciência mostra que somos programados para o amor com um viés natural de otimismo. Isso significa exatamente o que as Escrituras nos diz no versículo acima.
O debate na ciência é entre a mente ser o que o cérebro faz versus o cérebro fazer o que a mente manda. A posição que você adota impactará como você vê o livre-arbítrio e a escolha.
A mente é o que o cérebro faz
O primeiro argumento propõe que os pensamentos vêm do seu cérebro como se seu cérebro estivesse gerando todos os aspectos da sua experiência mental. Pessoas que têm essa visão são chamadas de materialistas . Elas acreditam que são os produtos químicos e os neurônios que criam a mente e que as relações entre seus pensamentos e o que você faz podem ser simplesmente ignoradas.
Então, essencialmente, a perspectiva deles é que o cérebro cria o que você está fazendo e o que você está pensando. A mente é o que o cérebro faz, eles acreditam, e as ramificações são significativas. Tomemos, por exemplo, o tratamento da depressão. Nessa visão reducionista, a depressão é um problema de desequilíbrio químico de um cérebro mecânico; portanto, o tratamento é adicionar os produtos químicos que faltam. Essa visão é bíblica e cientificamente incorreta.
O cérebro faz o que a mente manda
Vamos analisar isso pelo outro ângulo do argumento: o cérebro é o que a mente faz.
Você é um ser pensante. Você pensa o dia todo, e à noite, enquanto dorme, você organiza seus pensamentos. Conforme você pensa, você escolhe, e conforme você escolhe, você faz com que a expressão genética aconteça em seu cérebro. Isso significa que você produz proteínas, e essas proteínas formam seus pensamentos. Pensamentos são coisas reais e físicas que ocupam o espaço mental.
Eric R. Kandel, um neuropsiquiatra ganhador do Prêmio Nobel por seu trabalho sobre memória, mostra como nossos pensamentos, até mesmo nossa imaginação, ficam "sob a pele" do nosso DNA e podem ativar e desativar certos genes, alterando a estrutura dos neurônios no cérebro. Então, conforme pensamos e imaginamos, alteramos a estrutura e a função dos nossos cérebros. Até Freud especulou nos anos 1800 que o pensamento leva a mudanças no cérebro. Nos últimos anos, neurocientistas importantes como Marion Diamond, Norman Doidge, Joe Dispenza, Jeffrey Schwartz, Henry Markram, Bruce Lipton e Allan Jones, para citar apenas alguns, mostraram como nossos pensamentos têm um poder notável para alterar o cérebro. Nosso cérebro está mudando a cada momento enquanto pensamos. Ao pensar e escolher, estamos redesenhando a paisagem do nosso cérebro.
Nossa mente é projetada para controlar o corpo, do qual o cérebro é uma parte, e não o contrário. A matéria não nos controla; nós controlamos a matéria através do nosso pensamento e escolha. Não podemos controlar os eventos e circunstâncias da vida, mas podemos controlar nossas reações. Na verdade, podemos controlar nossas reações a qualquer coisa e, ao fazer isso, mudamos nossos cérebros. Não é fácil; é um trabalho duro, mas pode ser feito através de nossos pensamentos e escolhas.
Por enquanto, descanse na certeza de que o que Deus lhe capacitou a fazer com sua mente é mais poderoso e eficaz do que qualquer medicamento, qualquer ameaça, qualquer doença ou qualquer desafio neurológico. A Escritura é clara sobre isso: Você não tem um espírito de medo, mas de amor, poder e uma mente sã (2 Timóteo 1:7). Não estamos presos ao físico; nós controlamos o físico. Você só precisa olhar para as muitas histórias inspiradoras de sobrevivência daqueles que superaram probabilidades impossíveis ao longo da história e nos dias atuais para saber que isso é verdade.
As escolhas são reais
Você é livre para fazer escolhas sobre como focar sua atenção, e isso afeta como os produtos químicos, proteínas e fiação do seu cérebro mudam e funcionam. Cientistas estão provando que a relação entre o que você pensa e como você se entende — suas crenças, sonhos, esperanças e pensamentos — tem um enorme impacto em como seu cérebro funciona.
Pesquisas mostram que 75 a 98 por cento das doenças mentais, físicas e comportamentais vêm dos pensamentos de uma pessoa. Essa estatística surpreendente e reveladora significa que apenas de 2 a 25 por cento das doenças mentais e físicas vêm do ambiente e dos genes.
Trecho do Capítulo 1 de “Switch on Your Brain,” da Dra. Caroline Leaf, publicado por “ Baker Books, uma divisão do Baker Publishing Group” ©2013.