George Price e a bondade humana

O incrível que Price ao revisar sua teoria e confrontá-la com fatos da realidade percebe intuitivamente que errara.

George Price e a bondade humana

Às vezes nos inflamos de tantas informações e acabamos por nos perder na busca por confirmação em verdades paralelas e periféricas, como se Cristo, a única Verdade absoluta, não bastasse. Nossa limitadíssima razão não dá conta da realidade, o que dirá da Verdade que nos transcende.

Resumo abaixo a história de um cientista que se tornou refém de sua própria ideia.

George Price foi o físico que formulou o teorema da seleção de parentesco, baseado numa revisão que fez do trabalho de W. D. Hamilton sobre a ideia de que o ALTRUÍSMO ou BONDADE HUMANA eram uma questão de genes e evolução; inferindo disso, que a BONDADE era uma criação, devaneio ou fantasia da mente humana. Ainda criou a equação que leva seu nome e dá a sustentação à sua tese sobre a seleção natural.

O tema da BONDADE que sempre foi frequentado pela Filosofia, deixa de ser puramente especulativo e acaba migrando para outras esferas chegando ao âmbito das Ciências Exatas, através de Price e sua equação com abrangência em tantas outras áreas do saber humano.

O incrível que Price ao revisar sua teoria e confrontá-la com fatos da realidade percebe intuitivamente que errara. Pois, para sua teoria vingar era preciso bilhões de coincidências com probabilidades de tamanhos tão pequenos capazes de serem compreendidas apenas através da Matemática. Conclui que nada se sustentaria um minuto no universo dependendo de tamanha probabilidade e que deveria haver algo capaz de gerar nas pessoas a bondade. Acaba abandonando o ateísmo e converte-se ao cristianismo numa busca por uma resposta além daquela que formulara.

Ocorre que nesse tempo seu teorema já havia se alastrado pelos meios acadêmicos. Num gesto radical, acaba fazendo-se a si mesmo "a experiência viva" de um altruísta, para refutar sua própria teoria, doando todos os seus bens e o que ganhara com suas publicações e trabalhos científicos e enchendo sua casa de mendigos e bêbados. Nunca conseguiu provar com outra teoria que a "Teoria Price" era um equívoco. Ficou preso dentro de sua própria ideia. Acabou cometendo suicídio cortando a garganta com uma tesoura.

A nós, resta lembrar do versículo de Mateus 11.25: "Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos".

Este texto foi criado com base no livro The Price of Altruism de Oren Solomon Harman, Editora W.W. Nortan & Company, 2010.