A ignorância dos adeptos aos movimentos modernos
A Bíblia é bem clara em dizer que no final, o amor de muitos se esfriaria por se multiplicar a iniqüidade (Mat. 24:12)
Que os nossos dias estão chegando ao fim já não mais é novidade. Basta ver os noticiários para entender que a bíblia esta se cumprindo palavra por palavra. Escândalos em todas as esferas da sociedade cristã, falsos cantores que simulavam ser cristãos para arrebatarem seus likes, falsos pastores presos por atos criminosos, lideranças corruptas de coração enganoso e muitos outros. Porém, isso não significa que temos que ficar alheio as coisas ao nosso redor, passivos ao que esta acontecendo à sociedade que nos cerca.
Nunca vi tanta gente sem o conhecimento apropriado da palavra falar como se fossem preletores ou mestres no ensinamento. O pior é que quase sempre falam bobagens e usam textos desconexos, cheios de heresias para tentarem fazer (ou fazer) um “movimento” emocional nas pessoas.
“Pastores” e “Pastoras” que foram “consagrados” sabe-se lá por quem (muitas das vezes por eles próprios), estão por ai abrindo igrejas e enganado a muitos. Enganando pessoas que geralmente não se deram bem em alguma igreja, sairam tristes por algo e, frágeis, resolveram buscar em outra, o preenchimento do vazio espiritual que só Cristo pode dar.
São “pastores” que se aproveitam destas fragilidades usando de doutrinas fúteis e heréticas a seu bel prazer. São os tais “pastores” que nunca foram submissos querendo submissão, liderando sem nunca gostarem de serem lideradas. Falsos líderes que não foram consagrados por Deus mas sim, consagrados por homens.
Vejamos o exemplo de Jeremias que serviu como profeta de Deus em Jerusalém numa época em que a cidade estava cheia de idolatria, imoralidade, corrupção e derramamento de sangue inocente. (Jeremias 7:8-11) Ele não era o único profeta ativo na época, mas, em sua maioria, os outros eram interesseiros e corruptos. Em que sentido? o Senhor diz: “Desde o profeta até mesmo ao sacerdote, cada um age de modo falso. E tentam sarar superficialmente o quebrantamento do meu povo, dizendo: ‘Há paz! Há paz!’ quando não há paz.” (Jeremias 6:13,14).
Como nos dias de Jeremias, existem hoje falsos pastores e falsos cantores que dizem representar a Deus; mas eles também furtam as palavras de Deus, pregando coisas que desviam a atenção das pessoas do que Deus, por meio da Palavra, realmente diz.
Pastores e cantores do moderno mercado (sim, mercado consumidor) gospel com discursos repetitivos de textos bíblicos que foram aplicados a Israel sendo usados para vender ilusão aos que buscam alívio. Criam campanhas ou correntes de oração, visando exclusivamente encher seus templos e as contas correntes de suas igrejas. Existem ainda aqueles que vendem terra, pedras, óleos e outras bugigangas (objetos de pouco ou nenhum valor) dizendo terem vindos supostamente de Israel, lubridiando o povo com promessas de curas que nunca virão. Pastores com uma retórica humana extremamente aguçada, fazendo teatro no púlpito, levando o povo ao delídio emocional, e até mesmo levando a muitos a vergonga e constrangimento.
Recentemente aqui no Brasil, uma cantora "famosa" (bom, eu nunca ouvi um segundo se suas músicas), depois de conquistar muitos fans no mercado dito gospel, inclusive cantando e pregando em diversas igrejas, resolveu tirar a máscara e mostrar quem de fato é. Após criticar a igreja em diversos momentos na mídia, dizendo que era oprimida pela igreja etc..., caiu em contradição quando em uma entrevista recente disse que na verdade estava interpretando o tempo todo.
Isto só mostra o quanto estamos precisando de Deus em nossas vidas, do discernimento do Espírito Santo. Este é o tipo de gente que nós, cristãos estamos levando para nossas casas, como se fosse louvores e mensagem de deus para a nossa vida (Veja nossa materia sobre música cristã e do mundo, clicando aqui).
Afinal, são loucos ou espertos? Claro que são espertos, verdadeiros lobos em pele de cordeiro enganando aos incautos e desconhecedores da Palavra de Deus. Como combatê-los? Lendo a Bíblia. Somente o Espírito Santo de Deus poderá dar a cada um de nós o discernimento para conhecer estes tais no nosso meio.
Não quero aqui denegrir pastores ou cantores ou mesmo igrejas, até porque, sabemos que existem cantores, pastores e igrejas sérias no meio cistão. São exatamente estas pessoas que estão sendo prejudicadas e comparadas pela sociedade. O problema é que os verdadeiros pastores e/ou cantores estão "pagando a conta" pelos falsos e enganadores do evangélho de Cristo.
Hoje a nossa preocupação é com nossa imagem nas redes sociais, enquanto nossa imagem com Deus esta cada vez mais distorcida, devido ao fato de não lermos mais a Bíblia (Mat. 22:29-30) e, por conta disso, somos enganados por doutrinas vãs e satânicas que tem o objetivo direto de corroer nossas vidas espirituais, sem que percebemos, até o dia em que nada mais será pecado para nós. então estaremos imunes à voz do Espírito Santo. Que tristeza!
Porém, ainda há tempo de mudar e refletir naquilo que estamos errando. Ler a Bíblia é fundamental para iniciar uma recuperação espiritual. O pecado separa-nos de Deus, porém o quebrantamento espiritual, o perdão de nossos pecados nos aproxima Dele (2Cron 7:14).
Não precisamos de mais igrejas, mais placas, mais títulos. Precisamos de mais amor ao próximo e a santificação que a Palavra de Deus nos ensina, sem a qual NINGUÉM verá a Deus (Hb 12:14).
Fique atento aos sinais! Nunca aceite ideias ou normas estranhas que não estejam clara e de acordo com a Bíblia. Na dúvida procure ajuda. Procure uma igreja séria, um pastor sério, um amigo que possa te ajudar a encontrar o caminho de volta. Cristo te ama e quer que você cresca em graça e verdade e, só então, serás feliz de verdade.