Arcanjo Miguel: Príncipes dos anjos
A categoria de arcanjo leva isso a um nível totalmente novo, porque a Bíblia só menciona um
Anjos são misteriosos o suficiente, mas os arcanjos parecem ainda mais. A Bíblia fala sobre anjos aparecendo nos momentos mais surpreendentes. Eles podem trazer julgamento. Eles podem trazer notícias de grande alegria. O que quer que os anjos tragam, eles surpreendem as pessoas e mostram que Deus está fazendo coisas que não percebemos no reino sobrenatural. A categoria de arcanjo leva isso a um nível totalmente novo, porque a Bíblia só menciona um. Mas o que a Bíblia nos diz nos dá algumas lições importantes.
Onde a Bíblia fala sobre Arcanjo?
1 Tessalonicenses 4:16 diz: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.” Em Daniel 10:13 , a Bíblia menciona o arcanjo Miguel que veio ajudar um anjo atrasado por um principado (“o príncipe da Pérsia”). O anjo foi atrasado por três semanas enquanto lutava contra o diabo.
Miguel é mencionado novamente em Daniel 12:1, em uma profecia sobre o fim dos tempos , onde Miguel se levantará, e as pessoas cujos nomes são encontrados no livro da vida serão libertadas.
Judas 1:9 faz outra referência ao arcanjo Miguel. O autor descreve Miguel contendendo com o diabo pelo corpo de Moisés, dizendo ao diabo: "O Senhor te repreenda". De acordo com estudiosos bíblicos, houve uma disputa sobre quem tinha jurisdição para reivindicar o corpo de Moisés. Vale a pena notar que nesta passagem, Miguel não agiu sob sua própria autoridade, mas deixou para Deus repreender o diabo.
Em Apocalipse 12:7-9 , vemos Miguel e seus anjos lutando com o diabo e seus anjos. A luta termina com o diabo expulso do céu junto com seus seguidores. A partir dessas passagens, podemos dizer que Miguel tem uma alta classificação como anjo. Na Bíblia, não há menção de outro arcanjo com esse termo.
O um Arcanjos faz?
Um arcanjo têm propósitos específicos e uma classificação mais elevada. É guerreiro, como visto na passagem mencionada acima sobre Miguel lutando contra o diabo e luta para defender o povo de Deus.
A passagem de Daniel 10:13 é significativa porque afirma que Deus está respondendo às nossas orações. Às vezes, o reino das trevas busca atrasar ou cancelar as respostas que Deus está nos enviando. Temos que permanecer em oração. Já percebeu que às vezes as coisas estão simplesmente dando errado? Estamos perto de algumas orações serem respondidas. Ninguém resistirá a nós se não formos uma ameaça aos negócios e ao avanço do reino de Deus.
Também lemos sobre Miguel e seus anjos lutando contra o diabo e seus anjos. O diabo e seus anjos foram expulsos do céu. Isso é encontrado em Apocalipse 12:7. Em 4 das 5 vezes que Miguel aparece na Bíblia, sabemos que ele é um arcanjo – um príncipe entre os anjos, ou anjo principal. Ele tem mais poder que outros anjos e ajuda a lutar contra os elementos mais poderosos do exército de satanás. No mais, o que sabemos sobre o arcanjo é que: Ele lidera o exercito de Deus, luta contra o diabo e dá apoio aos anjos.
O papel do Arcanjo Miguel no fins dos tempos
Miguel também desempenhará um papel importantíssimo no final dos tempos. Alguns teólogos acreditam que a referência aos anjos das sete igrejas indica que possa haver mais arcanjos. Aqui, Deus está enviando mensagens para essas igrejas. Os anjos são mensageiros de Deus. Essas mensagens para as sete igrejas ocorrem em Apocalipse 1-3. Em Apocalipse, os anjos são significativos na execução das visões do que ocorrerá durante o final dos dias. Eles são significativos no soar das trombetas (Apocalipse 8:2) e, segundos elguns estudiosos, esses anjos são mais do que anjos comuns, podendor ser na verdade arcanjos devido a seus papéis são significativos.
Por outro lado, Daniel 10:13 indica que Miguel é um dos “príncipes supremos”, que provavelmente significa que existem outros anjos com a mesma posição de autoridade que Miguel. Por isso, é possível que existam outros arcanjos mas a Bíblia não cita quantos são e muito menos os seus nomes.
Fora dos 66 livros canônicos da Bíblia, há vários anjos mencionados pelo nome nos livros deuterocanônicos incluídos na Bíblia usados por católicos e cristãos ortodoxos. O livro de Enoque (escrito antes do período do Novo Testamento) menciona um arcanjo chamado Rafael ao lado de Miguel e outros cinco arcanjos. O livro de Tobias também menciona Rafael.
As 5 aparições do Arcanjo Miguel na Bíblia
- Daniel 10:13 – um anjo apareceu ao profeta Daniel em uma visão e lhe explicou que só não tinha chegado mais cedo porque o príncipe da Pérsia (um agente de satanás) o impediu. Mas quando o arcanjo Miguel chegou e o ajudou, ele conseguiu chegar a Daniel;
- Daniel 10:20-21; Daniel 11:1 - Miguel ajudou a lutar contra o príncipe da Pérsia e da Grécia e tinha recebido ajuda do anjo da visão de Daniel;
- Daniel 12:1 – o arcanjo Miguel virá no fim dos tempos e terá um papel importante que não é explicado;
- Judas 1:9 – o arcanjo Miguel entrou em uma disputa com o diabo pelo corpo de Moisés quando ele morreu. Nessa disputa Miguel mostrou sabedoria ao não entrar em difamações, mas deixou a repreensão para Deus;
- Apocalipse 12:7-9 – esta visão fala sobre uma grande batalha nos céus entre o exército dos anjos de Deus, liderado por Miguel, e o exército de satanás. Satanás perdeu e foi lançado à terra. Essa batalha não é a mesma que a grande batalha final quando o diabo será lançado no lago de fogo.